PROUNI

Não conseguiu uma vaga em uma Universidade pública? Está pensando em como fazer para pagar as altas mensalidades de uma faculdade particular? Então é hora de você conhecer melhor o ProUni, Programa Universidade Para Todos, um programa do Ministério da Educação (MEC) que distribui bolsas parciais ou integrais para estudantes de todo o Brasil. O foco do ProUni, segundo o Governo, é a inclusão de qualidade, é transformar jovens estudantes em universitários e futuros profissionais diplomados.

Como funciona


Além de ter feito a edição mais recente do Enem e obtido no mínimo 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo (bolsa integral) ou de até três salários mínimos (bolsa parcial 50%) e satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.

Bolsas

O candidato a bolsas do Prouni não precisa fazer vestibular nem estar matriculado na instituição na qual pretende se inscrever. Entretanto, é permitido às instituições participantes do programa submeter os pré-selecionados a processo seletivo específico, isento de cobrança de taxa. Essa informação será dada ao candidato no momento da inscrição.
Bolsa integral: para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Bolsa parcial: para estudantes que comprovem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Inscrições

Na hora de fazer a inscrição no ProUni, o candidato escolhe duas opções de curso, em faculdades diferentes ou não, e poderá escolher uma delas dependendo de sua classificação no ProUni. No site do programa você pode obter mais informações como quando acontecem as inscrições e quando saem os resultados, e também a lista com o nome das faculdades que participam do ProUni.

Site do ProUni: http://siteprouni.mec.gov.br

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?