Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Certificação
Tecnólogo
Duração
5 Semestres
Turno
Manhã e Noite
O CURSO
Wireless, wifi, casas inteligentes que acendem luzes ao comando da voz, abrem e fecham cortinas, Alexa que toca sua música preferida, Siri que faz a busca que você desejar e aplicativos para os mais diversos fins. Parece que tudo isso é uma realidade muito recente (e é mesmo!). Mas, ao mesmo tempo, para que não se tornem obsoletas, estas tecnologias precisam estar sempre no radar para melhorias e novas funcionalidades que atendam às necessidades de nós, humanos, sempre ávidos por novidades e praticidades que nos façam ter mais tempo para as coisas mais importantes da vida.
Além do crescimento constante que a área de Tecnologia da Informação demanda para acompanhar tais necessidades, a nova realidade de vida diante do isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19 no ano de 2020, acelerou bastante alguns movimentos na área.
Novas plataformas e sistemas de “nuvem” se tornaram cada vez mais necessários, tal qual a Inteligência Artificial, que vem ganhando mais espaço e, sabemos, é um caminho sem volta.
Com isso, os profissionais da área de Tecnologia da Informação nunca foram tão necessários e valorizados. E a realidade de home office acabou dando tão certo para a maioria das empresas, que muitas já sinalizaram aos seus colaboradores que vão criar um sistema remoto, visando redução de custos e uma melhor qualidade de vida para seu corpo de funcionários, mesmo após a normalização das atividades.
O impacto disso no mercado de TI é imenso, uma vez que o setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, até o ano de 2024 haverá a criação de 420 mil novas vagas na área, trazendo um mar de oportunidades.
Não somente pela realidade do home office e das necessidades que vem à reboque, tampouco pela já citada constante nascente de novas tecnologias para o nosso dia a dia, Recife é o berço do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, e a primeira instituição do mundo na área de serviços a receber um selo internacional de indicação de procedência. Esse parque urbano abriga cerca de 330 empresas, organizações de fomento e órgãos de Governo e, aproximadamente, 11 mil trabalhadores, sendo um dos representantes da nova economia do Estado de Pernambuco. E, desde o final de 2014, o parque também opera na cidade de Caruaru, no Agreste do Estado de Pernambuco.
Assim, cada vez mais a demanda por mão de obra qualificada vai aumentar, sobretudo em nosso Estado, gerando mais e novas oportunidades para os egressos dos cursos desta área. Em qualquer lugar do mundo os cursos de TI são os mais procurados e, em Pernambuco, não é diferente.
Cleudimar Galindo
Mestre em Engenharia de Software pela CESAR School e um MBA em Qualidade e Governança de TI.
Possui mais de uma década de experiência na indústria de Tecnologia da Informação. Tem habilidades em gestão de projetos, metodologias ágeis, modelagem de processos, teste de software e análise de sistemas e negócios.
Além das minhas responsabilidades no DOT Digital Group.